A REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA para quem canta em INGLÊS em Ecoporanga

Cidade escolhida:
Ecoporanga, Espírito Santo
Navegaçao:

A REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA para quem canta em INGLÊS... Ver outros músicos, artistas e bandas

3 Jun 2006

Graças ao método infalível do emérito prof. Fábio Braga de Alencar, de Recife, PE, hoje, em todos os lugares do Brasil e do mundo, alunos e mestres do idioma que o planeta entende, sem nenhuma margem de erro, acertam os sons de quase todas as palavras dos dicionários ingleses apenas decorando aproximadamente 1.000 pontos de observação, que são exclusivamente os elementos básicos que compõem as regras. Esses elementos fonêmicos básicos são: a pronúncia das letras do alfabeto ( 26 memorizações ), as 26 letras compondo as palavras ( 26 memorizações ), os 500 grupos ( 500 memorizações ) e os 50 ambientes ortográfico-fonêmicos - também chamados de sistemas - ( 50 memorizações ), além de memorizações de homógrafas e determinadas especificações de variantes. Lembrando que as exceções, por serem memorizadas conjuntamente com as regras, o campo da mente que as absorve é o da regra; portanto, se eu digo que STEAK soa steik, quando deveria soar stík, por causa do grupo EA que soa í ( forte ), eu estou me referindo ao mesmo elemento, assim como qualquer associação que fazemos a todas as coisas. Exemplo: Vasco da gama chama cruz-maltina, chama Rio de Janeiro, chama as cores branco e preto que constam no distintivo e na camisa dos jogadores. Para que possamos decorar praticamente as exceções todas da REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA o óbvio é que estejamos a par delas no cotidiano. Ou seja, sempre devemos estar em contato com elas, estudando-as, no instante que vamos em busca da memorização das regras.
Um detalhe importante é a questão dos chamados sotaques. Segundo os fonoaudiólogos, cada um tem sua própria forma de falar as palavras. Observe que por mais que queiramos pronunciar os vocábulos de maneira equânime, as variações de pessoa para pessoa acontecem de maneira natural, espontânea, talvez porque cada um de nós tenhamos um aparelho fonoaudiológico diferente. Agora imagine as variações de pronúncia de uma cidade para outra, de um estado para outro, de um país para outro, cuja língua-mãe é a mesma. Porém isso não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Note qua as redes de televisão sequer colocam no visor a legenda para facilitar a compreensão de gente que está falando para gente bem distante, de sotaque um tanto quanto estranho àquele de sua origem. O que parece ser difícil se torna fácil, em matéria de entender as variantes do seu padrão linguístico-fonêmico, em virtude da repetição dos sotaques, que são na verdade variantes de pronúncias incorporadas à sua regra.De tanto ouvir um fanho, um bêbado, uma criancinha, nós vamos nos acostumando de tal monta com as suas dicções que passam essas dicções a fazer parte do campo de compreensão auditivo que temos.
Logo, A REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA é assim denominada por trazer as regras inteiras dos valores fonêmicos norteamericanos como sendo a base, o ponto-chave ao restante dos povos que falam a língua britãnica. Tudo que variar de A REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA, com o padrão da primeira pronúncia dos Estados Unidos, segundo os dicionários da Webster, é igualmente regra, mesmo que sofrendo diferenças fonemáticas. Quando um paulista do interior conversa com um paulistano, o habitante da capital do estado de São Paulo, ambos se entendem perfeitamente devido ao fator repetição e assimilação de sotaques. Em linguagem mais específica: INCORPORAÇÃO NATURAL DE LINGUAGEM.
A Regra Universal Para A Pronúncia Inglesa Americana Através Da Coincidência Dos Sons Das Letras Ortograficamente Similares
Exemplos
O que essas palavras têm em comum?
IMAGE e ADVANTAGE coincidem no grupo AGE, concluindo o som da palavra com som átono de îdj ( são palavras de 2 ou mais sílabas )////Exclua as exceções MASSAGE messáj, GARAGE gheráj e outras...
VIOLENCE e PIONEER coincidem no sistema que envolve a vogal I com uma outra vogal seguinte para a vogal I se sair com o forte som de ái Lembrando que o ditongo I mais VOGAL ( IO ) não cresce em O porque a terminação ENCE é sinal de palavra proparoxítona e o grupo EE soa í forte.
XEROX e XENOPHOBIA coincidem claramente no aspecto som da consoante X pronunciado z no início da palavra. zíraks é o som de XEROX também porque a palavra tem duas sílabas e uma consoante no meio, com uma final, o que nos leva a chamar E de í forte, como também em PENIS FEVER LEVER ERA. No caso de XENOPHOBIA, zenofoubia, porque PH soa f e O mais CONSOANTE 1 mais VOGAIS 2,3 esse O se constitui na sílaba mais tônica ou longo.
REALITY e BIOLOGY coincidem em duas regras: uma a que terminando em Y palavras de três ou mais sílabas tendem a ser proparoxítonas. Logo o som mais forte virá nas vogais A de som é e O de som á. A segunda regra observem que é o aumento do som dessas duas vogais segundas dos ditongos dessas palavras. Advertimos que no aberto A soará é forte e O á forte, justamente o que vimos em reAlity e biOlogy
AEDIS AEGYPTIS e CAESAR coincidem ambas no grupo AE de som i.
PIGEON e REGION coincidem obviamente nos grupos GE e GI, tendo a consoante G o som de dj.
ANALOGOUS e CARNIVOROUS coincidem simplesmente no fator sistema, cuja terminação ortográfica vem com OUS encerrando a palavra para a mesma ser proparoxítona. OUS terá o som ûs. E a vogal tônica aquela que estiver na terceira sílaba de trás para frente.
MEDIA e PREMIUM coincidem na configuração sistemática. Ou seja, ambas as palavras trazem uma consoante separando uma vogal de duas ou mais, para especificamente a vogal E ser pronunciada í. É aí onde vai haver a sílaba mais forte.
ANNUITY e CONTINUITY coincidem no grupo UITY no final da palavra. UITY de som íuti ( íuri) vai epicentrizar fonemicamente os vocábulos. É onde você deve notar que os valores fonêmicos das demais sílabas, por força de regra, acabam ficando com um som exíguo em comparação com a do grupo em questão.
ASK e BLAST coincidem as duas palavras no sistema, o qual a vogal A antecede a consoante S casada com outra consoante para a vogal A puxar um som ae, porém, nesse ambiente, a vogal A é mais pronunciada é em vez de a ou ae ( entre a e é )
AS REGRAS PODEM SER TAMBÉM EXPLICADAS DE OUTRAS FORMAS
Quando temos de ler o texto para a classe inteira, e geralmente esse texto é de uma revista ou livro de origem americana ou britânica, pelo simples fato de observarmos as letras em determinados ambientes logo chamamos as palavras proparoxítonas, como é o caso dos sistemas ortográfico-fonêmicos terminados em AL. EXEMPLOS: animAL, logicAL, technicAL, ... mas quando virmos o grupo ENTAL de continENTAL e instrumENTAL aí chamaremos as palavras de paroxítonas.Outro exemplo são os grupos AGE de imAGE e apanAGE, o som desse grupo é idj fraco, no final de palavras maiores de 1 sílaba. Se fôssemos pelo sistema A ( ei ) E ( í ) I ( ai ) O ( ou ) U ( iu/u ) mais CONSOANTE 1 mais E ( FINAL ) imAGE iríamos pronunciar imeidj, O que é errado porque os grupos imperam na palavra. Veja o exemplo do grupo IET de som aaiet. Na palavra VARIETY um leigo se equivocaria pronunciando-a vérieti ( o ambiente A E I O U mais R mais VOGAL ) onde A soa é, como em CARIES, VARY e etc,...Como o grupo soa mais alto, chamamos VARIETY de veráieti, abafando o som do sistema.No grupo IET considere exceções MOIETY móieti e GAIETY gheieti.
GRUPOS
Dá pra enxergar o grupo? Enxergue todos os grupos quando aparecem nas palavras, eis alguns, com certas especificações de variantes e exceções :
OSIS ousis em halitOSIS mitOSIS cirrhOSIS
EIT íit em decEIT EITher extemporanEITy heterogenEITy spontanEITy , as duas exceções encontradas desse GRUPO são vellEITy ( véleiti ) e fEITh ( feith )
OO uu em gOOd sOOn pOOr cartOOn , lembrando que dOOr soando dour e blOOd soando blâd são duas exceções de OO, mas há mais.
AY ei em dAY yesterdAY grAY stAY bAY, mas nos dias da semana tende a ser I fraco, como em MondAY ThursdAY FridAY etc., ainda há exceções, como: quAY soando ki, sAYs soando sés e outras
HEDR hídr em catHEDRa,l decaHEDRal triHEDRon polyHEDRal
EIV ív forte em decEIVe recEIVe appercEIVe concEIVe preconcEIVe
IAC iék em manIAC hypochondrIAC zodIAC cardIAC
IACAL áiakal em zodIACAL cardIACAL ammonIACAL demonIACAL
IASIS áiesis em acarIASIS psorIASIS tenIASIS sclerIASIS
OST oust em mOST ghOST pOST hOSTess compOST e sofre variações para ást nas seguintes palavras: nOSTril rOSTer agnOSTic hOSTler hOSTile, e ainda pode ser chamado óst em: lOST cOST frOST fOSter e outras
PS o P não se pronuncia, logo somente fale o S, como em: PSeudonym PSychology PSoriasis e etc...
AMBIENTES ORTOGRÁFICOS

As palavras são proparoxítonas quando acabam em Y de melody technology memory victory. O grupo ARY de som éri, porém, torna a palavra paroxítona, como em secretary library apiary//// ainda proparoxítonas: AL de animal presidencial reciprocal //// AN de american pelican mexican //// ON de amazon oregon mandragon //// CONSOANTE mais OUS de analogous herbivorous acephalous ///// ISM ou IST/YST de realism analyst physicist comunism

As palavras são paroxítonas nas seguintes situações///// IC final de phonetic mathematic genetic geographic ///// quando uma consoante separa uma vogal de outra e a segunda vogal pode receber uma última consoante depois, daí o A soará ei, o E soará í forte, o I ou Y soará ai, o O soará ou e o U soará u depois das consoantes J L R S e iu depois das demais, exemplos: razor favor data / helix renal pretor / hyper silo tidal / global vocal stoma / mural juror cutis ////
Em suma, a explicação melhor que pode ser dada somente comprando o livro, uma vez que aqui no anúncio não há muito espaço disponível.
SONS DAS VOGAIS EM AMBIENTES ABERTOS ( A SOBRA DE TODOS OS OUTROS SISTEMAS ORTOGRÁFICOS ) A vogal A soa é E soa é I soa i O soa á e U soa u depois de JLRS e iu depois das outras consoantes, se não houver consoante final ou duas consoantes depois.
Perceba como é fácil distinguir esses sons gerais, quando colocamos a vogal em letra maiúscula ao representar a sílaba mais tônica por motivos de regras:
Operate ( ápereit ) sUper ( super ) anAlogous ( enéleghis ) Image ( ímidj ) phYsicist ( fízicist )
Para concluir, as regras não são difíceis de assimilar. Basta uma atenção redobrada na configuração dos GRUPOS. São eles que mandam nas palavras. As sílabas tônicas dos ambientes ortográficos são relegados a um segundo plano, bastando aparecerem GRUPOS.
VOGAL mais duas consoantes, significa que A soa é, como em APPLE BANK etc., o GRUPO ‘QUA’ soando kuó não obedecerá a esse ambiente e sempre soará kuó. Daí são todos os GRUPOS se destacando assim em quase todas as palavras. Observe que se não soubéssemos que UITY é um GRUPO soando íueti forte, EXIGUITY a tendência era de a chamarmos de ég-zí-ghiuiti, onde zí seria a sílaba mais tônica por causa do ambiente VOGAL mais CONSOANTE 1 mais VOGAIS 2 ou 3 como em VISION LINEAGE FILIAL etc.
SAIA DO SOFRIMENTO DE FALAR INGLÊS, ENTRE NAS REGRAS, ENTRE NA REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA, VOCÊ TAMBÉM, E DÊ ADEUS AOS DICIONÁRIOS PARA AS CONSULTAS INTERMINÁVEIS E DESNECESSÁRIAS AO LÉXICO PARA SE CONSEGUIR OS SONS DOS VOCÁBULOS TODOS, QUE SÃO MAIS DE 400.000 EM SE TRATANDO DE IDIOMA INGLÊS. FAÇA COMO TODO MUNDO NO MUNDO
REPITA A REGRA 100 VEZES A CADA 10 PÁGINAS DE BOAS REVISTAS E 5 MILHÕES DE VEZES A CADA MÊS, SE LER 1 SÓ REVISTA ‘TIME’ POR DIA.
COMPRE AGORA MESMO NO CARTÃO E RECEBA A OBRA PELOS CORREIOS.
Em busca, basta colocar PRONUNCIA INGLESA que esse livro aparece em primeiro lugar nos sites das livrarias
O preço do livro direto da editora Ciência Moderna, que o publicou, é mais barato cerca de 30%. Fica por apenas R$ 26,40. Eis os dados
site da editora www.lcm.com.br
link do livro
http://www.lcm.com.br/index.php?Escolha=20&Livro=L00684
Vale a pena pagar R$ 26,40 para não mendigar nunca mais sons de palavras inglesas a ninguém. Ganhe autonomia. Memorize só as regras. Grandes oportunidades na vida surgirão para você num piscar de olhos. Palestras mal pronunciadas é coisa do passado. Aulas de inglês instrumental onde cada um fala de qualquer jeito estão com os dias contados. Use as regras. Elas foram feitas para você.
Últimas pesquisas

Para incorporar o anúncio em um blog ou site, copie e cole o código embutido acima
Classificados Gratis en Brasil - Termos de Uso - Contato - Publicar Classificado Gratis - Entrar